Fita Antiderrapante e de Agarre

Uma fita adesiva antiderrapante ou de agarre são fitas que têm uma superfície áspera ou rugosa. A antiderrapante ajuda a prevenir escorregamentos e quedas e é frequentemente utilizada em locais de grande tráfego de peões e ambientes húmidos ou escorregadios para evitar acidentes e proporcionar uma superfície mais segura e antiderrapante. A fita de agarre diminui o esforço e promove o agarre. É habitualmente utilizado em objetos desportivos os quais requerem uma dose acrescida de esforço e precisão por parte do desportista.


Safety Walk

  • Fita adesiva com propriedades antiderrapantes para aplicação em pavimentos inclinados ou escadas
  • Diferentes níveis de agressividade, consoante o necessário
  • Adesivo muito resistente de longa durabilidade
  • Disponíveis em diversas cores para um melhor enquadramento estético
  • Ideal para aplicação em locais públicos, centros comerciais, hospitais, rampas, escadas, zonas de trabalho, etc

Gripping Tape

  • Fita de agarre com adesivo de um lado composta de uma superfície de elevada fricção, desenvolvida para aumentar a aderência e reduzir o deslizamento
  • Os materiais adesivos de agarre na parte de trás, utilizam esta superfície de elevada fricção com uma parte de trás laminada fina flexível com um adesivo acrílico sensível à pressão, que é ideal para superfícies de baixa energia
  • Habitualmente utilizada em objectos desportivos (tacos, stick, raquetes, etc.), por forma a promover um melhor desempenho do atleta e consequentemente o menor esforço físico

Vantagens

  1. Segurança: a principal vantagem é que ajudam a prevenir acidentes e lesões, tornando as superfícies mais seguras para caminhar e manipular objetos.
  2. Aplicação fácil: são fáceis de aplicar e podem ser usadas numa variedade de superfícies, incluindo pisos, escadas, rampas e superfícies de trabalho.
  3. Durabilidade: são geralmente concebidas a partir de materiais duráveis e resistentes a humidade e produtos químicos, o que lhes garante a sua durabilidade e longevidade.
  4. Flexibilidade: estão disponíveis numa variedade de tamanhos, cores e texturas, o que lhe permite serem utilizadas em diferentes ambientes e superfícies.
  5. Facilidade de remoção: podem ser facilmente removidas, sem deixar resíduos ou danificar a superfície subjacente, o que as torna uma opção conveniente.

Avisos e Limitações

  1. Desgaste: podem-se desgastar com o tempo e índice de tráfego que são sujeitas precisando assim de serem substituídas regularmente para manter a sua eficácia.
  2. Incompatibilidade com alguns agentes químicos: à semelhança de outras fitas e películas adesivas, podem ter uma reação com determinadas superfícies quando as mesmas estejam contaminadas com algum agente químico. Como por exemplo, a superfície de uma viatura nova. Habitualmente trazem uma cera que lhe dão um aspeto brilhante e limpo contudo para efeitos de adesivagem, trata-se de uma superfície contaminada a qual requer um processo de limpeza adequado (descontaminação).
  3. Aparência: algumas pessoas podem achar que as fitas adesivas antiderrapantes e de agarre afetam a aparência das superfícies, o que pode ser um problema em ambientes esteticamente sensíveis. As antiderrapantes vão acumulando a sujidade proveniente do calçado dos peões que vão passando.

Cuidados a ter na aplicação

  1. Limpeza da superfície: antes da aplicação, é importante garantir que a superfície na qual a fita vai ser aplicada esteja limpa (descontaminada) e livre de qualquer sujidade, pó ou resíduos que possam prejudicar a aderência ou diminuir a sua eficácia.
  2. Escolha do tipo de fita: existem diferentes tipos de fitas, com diferentes níveis de resistência. É importante escolher a fita correta para a aplicação específica em questão pois existem fitas distintas. Exemplo, num local de grande tráfego, é necessário uma fita com um grão maior pois o objetivo é ter uma maior capacidade antiderrapante, contudo num chuveiro, onde a questão do tráfego não se coloca, o grão da fita deve ser mais suave para que não magoe o pé. Recomendamos sempre que efetue um teste antes de proceder à aplicação final.
  3. Corte da fita: é importante cortar a fita no comprimento adequado para a superfície na qual será aplicada, garantindo que a fita cubra toda a área necessária e que não haja sobreposições. A sobreposição deve mesmo ser evitada, pois origina a uma segunda camada, a qual vai promover o processo de fricção e consequente delaminação da colagem.
  4. Pressão adequada: é importante aplicar a fita com a pressão adequada, para garantir uma aderência firme e duradoura. Uma pressão insuficiente pode reduzir a capacidade de adesão.
  5. Armazenamento adequado: para manter a qualidade da fita, é importante armazená-la num local seco e fresco, longe da luz solar direta e fontes de calor.
  6. Enfraquecimento do adesivo: as fitas antiderrapantes como habitualmente são aplicadas no solo, podem estar sujeitas a ambientes de humidade elevadas constantes, como tal devem de ser aplicadas com um selante para evitar que a humidade entre em contacto com o adesivo e enfraqueça as qualidades de colagem da fita.

Recomendado

Aumentar segurança de superfícies

Zonas de grande passagem de peões

Equipamentos e ferramentas

Ambientes húmidos ou escorregadios

Ambientes interiores e exteriores

Não recomendado

Superfícies irregulares ou curvas (fitas antiderrapantes apenas)

Superfícies contaminadas

Superfícies sujeitas a altas temperaturas

Áreas de contacto com alimentos

Aplicações

Safety Walk™ Conformable
Safety Walk™ Conformable
Safety Walk™ Coarse
Safety Walk™ Coarse
Safety Walk™ General Purpose
Safety Walk™ General Purpose
Safety Walk™ Medium Resilient
Safety Walk™ Medium Resilient
Safety Walk™ Fine Resilient
Safety Walk™ Fine Resilient
TB641 Gripping Tape Soft Touch
TB400 Gripping Tape Normal Touch